sexta-feira, 4 de maio de 2012

Mistérios e mistérios...



Tem umas coisas que a gente vê na TV ou nos jornais e até mesmo estuda sobre essas coisas que me intrigam de vez em quando.
Outro dia apareceu um cientista num programa que fala de animais que "explicou" que os cachorros enxergam tudo em preto e branco e que diferentemente da gente que (segundo ele) vê as coisas de ponta cabeça primeiro e só aí o cérebro coloca na posição correta, o cachorro não! Ele já enxerga na posição certa e mas sem cor... Aí o entrevistador perguntou como se explica então aqueles cachorros treinados em buscar as coisas pelas cores, e o cientista disse que o cachorro parece que busca pela cor mas que na verdade ele esta buscando pelo cheiro. Porque o que o cachorro enxerga são só tons de cinza, branco e preto!
- Truco! Ladrão dos meu mío! - pensei eu assistindo essa conversa fiada.
Eu queria saber como é que esse cientista entrou na cabeça do cachorro e estudou essas coisas (que diga-se de passagem, são muuuito importantes para nossa sobrevivência e evolução) malucas! Eu não sei não, mas se a Frida enxergasse tudo cinza acho que ela não seria tão gente fina como ela é, trazendo tantas cores e alegrias para a vida da minha família.
Outra coisa que me deixava intrigado desde criança é o caso da Amazônia ser o pulmão do mundo. Uai, se uma planta joga na atmosfera o oxigênio durante o dia (isso todo mundo sabe) ela faz o contrário a noite, pois aí ela retira o oxigênio e joga o gás carbônico (isso acho que todo mundo sabe também né?). Então essa idéia de pulmão do mundo é furadinha. Mas ontem foi um cidadão no programa do Jô que falou exatamente isso! Ele disse que o pulmão do mundo são as algas microscópicas que existem no mar e que a Amazônia é importante pela diversidade de sua flora mas que de pulmão ela não tem nada!
- Aí sim... -Eu pensei. - Esse cara tá falando uma coisa (cientificamente depois de muito estudo e milhões gastos em experiências tecnológicas) que a professora Elizabeth já havia me falado desde a terceira série.
Outra coisa que está me deixando careca ( porque na minha visão interna de mim mesmo eu ainda não sou careca, mas não contem a ela por favor) é sobre o que o Samuel meu filho sonha? Desde que ele nasceu ele sonha. Uma vez ele até fez uma carinha assustadora como se um assaltante o tivesse encurralado num beco dos seus sonhos e colocou a mãozinha na frente do rosto se protegendo e abriu o bocão pra chorar! Outra vez ele deu uma risadinha e uma viradinha pro lado como se estivesse envergonhado fazendo uma carinha de arte tão grande que eu imaginei que ele estivesse dando seu primeiro beijinho lá no banco da pracinha na saída do cinema. Então para explicar esse mistério minha avó, (sábia como um sabiá) me falou que ele está sonhando com os anjinhos. Meu vizinho espírita falou que ele sonha com coisas armazenadas na cabeça dele desde a outra encarnação, um amigo da igreja disse que ele sonha com coisas deste mundo mesmo porque de dentro da barriga da Andréia (que já tá ficando nos trinks de novo) ele já sacava tudo o que acontecia aqui fóra...
Eu acho que já sei o que vou fazer. Vou me candidatar a presidente do Brasil só pra poder ter influência e patrocinar um desses cientistas que entram dentro da cabeça dos cachorros ou que voltam no passado pra ver o Big Bang pra ver se eles me explicam esse mistério... Se não der, vou ver se encontro a dona Elizabeth... Ela deve ter a resposta...

49 comentários:

  1. André, tu és o máximo!

    Passando dos olhos e cores que cachorros veem, ( a CUCA vê colorido,ela me falou)pelo pulmão do mundo, chegaste com uma brechinha pra corujar por aqui o Samuquinha...

    É um amor essa fase e desde que nascem fazem mesmo sorrisinhos, caretinhas... Um amor!!

    Curte bem e gostei do elogio à barriguinha da Andréia e nem vou dizer que pensei: AhÁ!! logo, logo, outro Samuquinha virá,rsrs abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahhaa tem que corujar né Chiquinha!

      Excluir
  2. Dedé,
    mistérios... só existe mistério em tudo! Que bom!
    Queria saber como enxerga meu gato Lito, aquela figurinha que está sempre dormindo, e também o que sonha.
    O Samuelzinho deve já ter sensações, muito mais do que "cenas" prontas.
    E eu vi também aquele entrevista no Jô, e estava pensando nisso há pouco... achei o cara um tanto otimistas, mas ele é estudioso da questão... então...

    Grande abraço e bons sonhos para vocês e o Samuel!

    ResponderExcluir
  3. Em portugal também o povo tem algumas teorias sobre isso, ou será que devia dizer superstição ?
    Bom Os mais velhos dizem que os bebés até aos dois anos não sonham. Os risos e esgares que fazem a dormir são influências lunares. Outros dizem que enquanto os bebés dormem, os anjos descem para brincar com eles e daí esses risos, e esgares.
    Quanto aos cientistas que estudam os animais e dizem que os cães vêm tudo a preto e branco, devem ser do genero dos que estudaram o olhar do boi. Sim porque dizem que são todos daltónicos, e quando se pergunta porque eles investem para o vermelho eles dizem que eles não investem para as cores, mas para o som da voz que o incita. Parece que segundo eles, o unico animal que tem direito ao colorido é o homem. Quer saber duma coisa?
    Eu não acredito nisso.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga portuguesa, que legal saber que as dúvidas daqui são as mesmas de todos os lugares né? Hahahahahahaha, obrigado pelo comentário e por estar sempre presente!

      Excluir
  4. Caramba Portugal é pequeno, e está em crise, mas também não é caso para lhe passar a escrever o nome com minúsculas. Foi gralha mesmo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tiugo aqui em baixo gostou da gralha...

      Excluir
  5. Só sei que em um dia os meios de comunicação nos aconselham a comer amendoim, no outro amendoim faz mal a saúde.Da mesma forma dizem que a amazônia é pulmão do mundo, no outro um cientista ri de tal afirmação e por aí vai.
    O pum das ovelhas destrói a camada de ozônio, não existe camada de ozônio.
    Penso que o mundo gira em torno de fofocas, ou seja as fofocas fazem girar o mundo.
    Desculpe se cometi alguma "gralha" ha ha ha ha ha ha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que o senhor como bastaaaaaante amendoim Tiugo, hahahahahahahahahahahahhahahaha.

      Excluir
    2. Torrado para bater as casquinhas que caem no colo hahahahahaha.

      Excluir
  6. Nossa Andre, vc e seus textos maravilhosos, eu já me fiz essas perguntas e de uma coisa eu posso dizer q vc com absoluta certeza, os bebês realmentem guardam tudo, exatamente tudo que scutam na gravidez, cada palavra, eu cantava muito para meu menino e minhas meninas na gravidez, as vezes ficava horas cantando, a minha caçula era um bebê que não parava quieta na barriga, só ficava quieta quando eu cantava e acariciava a barriga, todos eles quando nasceram sabiam quem era eu pela voz, quando choravam muito, eu começava a cantar e logo paravam de chorar, como se a minha voz os acalmacem e fizessem eles lembrarem dos meses e meses na barriga, é uma coisa incrivel, eu como mãe posso dizer que filhos são algo que vc só irá se encantar ainda mais, vai falar que nem bobo e brincar de tudo aquilo que um dia vc brncou e esqueceu, eles vão começar a crescer e vc verá muito de vc em seu filho, meu menino fez 11 anos e é uma chorão, lembra a minha irmã, já minha filhota do meio é muito implicante, lembra da minha irmã caçula e minha filhota caçula é muito durona, bem troncuda mesmo, lembra demais o pai, mas todos eles tem uma coisa de mim que é mais o importante de todos, eles tem bom coração, tão bom que eu mesma me assusto com nos parecemos quando vemos alguma injustiça.
    É papai vai vendo, seu bebê só vai te deixar ainda com mais duvidas!!
    Ihhhh falei demais... rsrsrsrs... é que estava com saudades!! da um beijinho no Samuel e que sua esposa fique nos trinks logo, pois toda gravidez nos transforma demais... rsrsrsrsrs... ahhhh e eu não acredito que cachorro vê em preto, branco e cinza... não mesmo e sua avó e seu vizinho estão certos, sonhamos com os anjos nessa fase da vida e também sonhamos com vidas passadas.
    Beijoooos e obrigada por não me abandonar!! ^.^
    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahhahahahahha apareceu minha amiga? Arrumou o computador e a saúde por aí! Que bom!

      Excluir
  7. Oi André,

    Ontem mesmo eu e meu marido estávamos conversando sobre estas informações desencontradas que nos chegam através dos ditos estudiosos. Uma contradição enorme, principalmente quanto ao que faz bem ou mal à saúde. Ora uma coisa faz bem, ora prejudica.
    Quanto aos animais em geral, fico mesmo surpresa com a capacidade que eles têm
    para desvendar certas questões, como no caso que você citou.
    Quanto aos bebês, dizem que são somente esgares, mas vai saber?
    Mistérios...

    Adorei sua divertida crônica. A charge é fantástica.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Verinha! Fazia tempo que eu não chrageava por aqui, hahahahahahahahahahaha.

      Excluir
  8. Oi André
    Muito bom o seu post, mais uma vez eu me diverti muito, além de ficar por dentro de um assunto sério. Se a Amazônia é o pulmão do mundo, a gente tá frito, porque estão acabando com ela, todos os dias são desmatados o equivalente a não sei quantos estádios de futebol, e o governo faz vista grossa, como sempre. Agora quanto ao Samuquinha, é tão fofinho vê-lo dormir não é?! Eu adorava ver meus filhos dormirem, parecia que estavam sonhando mesmo. Vou te falar uma coisa, eu vi a Xuxa (e olha que eu não sou fã dela) falando que colocava o fone de ouvido na barriga quando estava grávida, daí eu fiz a mesma coisa quando estava grávida do Daniel, meu filho mais velho, e não é que o garoto nasceu com dom musical?! Basta dizer que com onze anos ele toca flauta transversal e já passou na Escola Municipal de Música de São Paulo, agora eu não sei se a teoria da Xuxa está certa, ou é porque eu e meu marido arranhamos um pouco de música, ou o mais provável, é um dom de Deus mesmo.
    Bjos. e um ótimo final de semana.

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal essa tática do fone aí hein Lú! Muito interessante.

      Excluir
  9. Oi Dedé,

    Tudo bem? Você hoje está inspirado porque o post foi estupendo. Concordo com você, pois esse lance de se entrar em cabeça alheia é fria na certa, pois acho que existem tantos mistérios que o mundo precisaria de um novo big bang para tudo ser explicado.

    Beijos e um lindo final de semana para todos por aí.


    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vindo de você que é a mais escrevilhona da blogsfera no sentido de escrever bem eu fico muito feliz! Valeu Lú!

      Excluir
  10. É meu caro, já dizia Shakespeare:"há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia", vez por outra me pego pensando nessas questões, e desisto de pensar, até parecem questões insolúveis, mas sabemos que tudo tem uma explicação, não é?

    Abração pra ti mano, pro Samukinha também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehehhehehe e põe mistério nisso né Chengão!

      Excluir
  11. Ola André,

    Vou por partes...

    Sabe, como tenho muitos cachorros, sempre tive essa dúvida: afinal como o cachorro enxerga? E li muitas coisas desencontradas na internet e tal e fiquei sem saber, contudo minha cachorra mais velha passou a ter sério problema nos olhos e tive que levá-la a um oftalmologista para cachorros. A doutora, renomada, estudou até fora do país, uma verdadeira conhecedora do assunto... não resisti e perguntei pra ela sobre essa questão. Ela disse que é uma lenda achar que os cachorros enxergam em preto e branco, no fundo eles enxergam colorido e a noite, no escuro, enxergam bem mais que nós humanos. Segundo ela a única diferença é que eles tem dificuldade em enxergar algumas tonalidades na cor laranja, abóbora...

    Eu também vi a tal entrevista com o geógrafo e sinceramente ele não me convenceu, disfarçou e tal mas acho que ele faz parte mesmo ( talvez indiretamente) da bancada ruralista. Engraçado esse tipo de entrevista exatamente quando estamos na expectativa da Dilma vetar ou não as novas leis ambientais, não é?


    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahhahaha é Flavão, as vezes as coisas não são como parecem ser!
      Valeu pelo coments!

      Excluir
  12. Anônimo5.5.12

    Quando a ciência me toca
    É porque ela já virou outra coisa.

    ResponderExcluir
  13. Sua cachorra Chama Frida André? Então pode ter certeza, ela vê tudo colorido e bota colorido nisso, reza a lenda que todas as Fridas costumam ter a paixão aguçada pelas cores à sua volta...

    Brincadeiras à parte, adorei teu texto, mais uma vez, o questionamento que você fez sobre como descobriram que os cachorros não enxergam cores, sempre me intrigou também... E, será que os bebês não pensam, ou eles pensam demais e depois esquecem????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos sinsivel igual a Frida Kahlo ela é, hahahahhahahahahaha.

      Excluir
  14. Posso indicar o cachorro para a experiência?............rsrssrsrs


    abçs

    ResponderExcluir
  15. Eu já nem me preocupo com essas questões (rss). É um vai e vem de informações que, se nos fixarmos em alguma delas, vamos perder o rumo. Que importância tem eventuais sonhos dos bebês, cores visualizadas pelos cachorros, onde está o pulmão do mundo? Todos os seres, assim como a natureza, só precisam ser amados e bem tratados. E lá vai dinheiro para as pesquisas !!!!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Dezinhoooo, eu rachei aqui rindo de vc e commmm vc! Ahhhh meu amigo divertido, só vc pra me fazer achar graça numa manhã de domingo onde acordei super cedo pq a danada da insônia não deixou eu dormir mais um cadim! Vê se pode? Insônia malvada!

    Ah, eu fico pensando, Dezinho, sobre meu gato, Mequetrefe(não, ele não é um mequetrefe, é o nome dele mesmo... e é lindão! Qualquer dia desses eu falo sobre ele, no Umas e outras). Então, como será que ele enxerga as coisas? Fiquei curiosa... vou pesquisar no papai Gúgol! hihihihi

    Bjks pra vc, Andreia, Samuquinha, Frida e pra Chambinha! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A insônia as vezes é boa... Aproveita a familha dormindo e faz alguma coisa com você mesmo!
      Mequetrefe é um bom nome!

      Excluir
  17. A televisão , que deveria servir para aumentar a cultura das pessoas, actualmente só tem o objectivo de as alienar.

    Bom domingo, meu caro.

    ResponderExcluir
  18. André,muito interessante e divertido seu texto!Eu tb queria saber quem pode ter certeza de que os cães não enxergam colorido!Penso muito nisso tb!...rss...parabéns pelo premio do blog Telinha Critica!Foi bem merecido!Bjs,

    ResponderExcluir
  19. Oi Dedé,
    vim te avisar que ainda não recoloquei meus "blogs recomendados" me deu "meda" hahaha! E vou recolocar nesta semana, mas sem as imagens, mas vou tentar ir cuidando as atualizações dos parceiros.
    Abração para vocês!
    E um beijinho de 2 meses no Samuelzinho, não me esqueci que foi no mesmo dia do meu niver!

    ResponderExcluir
  20. Adoro suas abordagens.. realmente, como alguém entrou na cabeça do cachorro para saber como ele enxerga? (rsrs)
    Será que gatos sonham? E papagaios apenas repetem mecanicamente ou dão significado para o que aprenderam a falar?
    Ainda bem que temos avós e professoras Elizabeths para nos socorrer, ou então oportunidade para pensar em coisas mais urgentes.
    Um abraço pro teu Samukinha e tua esposa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahhahahahahaha a do papagaio eu não tinha pensado... Ai meu Deus... Mais dúvidas crueis!

      Excluir
  21. André \o/
    Tudo bom cara? Como vai o Samuquinha e a Frida?
    Ah eu sempre vi esse papo do cão enxergar em P/B...bom talvez isso tenha até sentido..penso que para chegarem á essa conclusão eles devem ter estudado a órbita do cão e analisado o tanto de coisa que tem nele e tem em humanos sei lá..parece que o gato enxerga quase igual mas com variações de vermelho.
    Sobre sonhos é mesmo..seria muito legal se pudessemos saber o que os sonhos realmente são. Cães também sonham já vi muitos deles dormindo lá e mexendo as patinhas, rosnando, choramingando ou abanando o rabinho...
    Ah dos cosplays de Vampire Knigth tu curtiu ^^ De fato, é um personagem que os cosplayers encarnaram totalmente. Alguns tem memso os traços que nem parecem reais..ou..ainda bem que são reais rs.
    Um cosplay de personagem feio? Hum...cara, existe cosplay de tudo..mas me diz ai um personagem pra mim poder procurar!
    bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahhahaha valeu Tsu!
      Vou pensar nuns feiosos aí e depois te falo!

      Excluir
  22. Seguindo teu conselho, voltei para o blogroll, abraçãooo!

    ResponderExcluir
  23. André veja você como num mundo onde somos bombardeado o tempo todo por informações de todos os lados, parecemos enlouquecer um pouquinho mais a cada dia. Todo dia aparece um cientista dando uma nova explicação para determinada coisa, depois aparece um outro contestando essa e por ai vai. Talvez o que nos caiba em meio a tudo isso é peneirar o que de mais coerente possa nos parecer e seguir vivendo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É PCzão, temos que tomar cuidado e filtrar as informações que recebemos.

      Excluir
  24. Hhahahaha que audácia falar isso dos cientistas!
    kkkkkkk ok, muita coisa deixa a gente com o cabelo em pé (quem tem é claro), essa de cachorro ver em preto e branco é dificil de aceitar né?!

    Adorei o texto, morri de rir com vc!

    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!