terça-feira, 6 de agosto de 2013

A face real




Anderson estudou do primário até a sexta série com Paulinho. Os dois moravam na mesma rua e eram amigos inseparáveis. Anderson se formou em medicina e Paulinho trabalha como mecânico em uma oficina. Hoje os dois se encontraram num dos corredores do supermercado, Paulinho ficou muito feliz e Anderson passou por ele fazendo de conta que não o havia visto. Paulinho não entendeu...
Carla era amiga de Rebeca e Ana Luisa, elas fizeram balé, catecismo, teatro e inglês juntas. Viviam se reunindo para ir ao shoping passear, eram grandes amigas. Carla se tornou uma grande atriz de cinema e novela, Rebeca trabalha de secretária e Ana Luisa tem um pequeno box numa galeria onde vende tranqueiras importadas made in China. Hoje elas se encontraram num salão de cabeleireiro. Enquanto Rebeca e Ana Luisa ficaram muito felizes ao ver Carla, ela foi para uma sala privada do salão e fez de conta que não conhecia nenhuma das duas. Rebeca e Ana Luisa não entenderam.
Antonia era babá de Alfredo, cuidou dele desde o nascimento até quando ele completou treze anos. Ela era uma verdadeira mãe pra ele, pois a mãe biológica trabalhava o dia todo e era Antonia quem dava carinho, atenção e educação. Alfredo tem uma rede de restaurantes, e Antonia aposentada, passa a vida com seu marido em sua casa, cuidando dos netos. Hoje Alfredo saiu de um de seus restaurantes e Antonia estava em frente esperando o ônibus no ponto, ela o viu saindo e ficou feliz em vê-lo, Alfredo a reconheceu e saindo com seu carro, levantou os vidros com insufilme fumê passando por ela sem nem falar um olá. Antonia não entendeu.
Jânio começou a trabalhar desde menino na loja de seu Valter, foi seu primeiro emprego. Foi na loja de seu Valter que Jânio aprendeu a ter responsabilidade e a arte que é ser um vendedor. Seu Valter era muito generoso e ajudou Jânio a pagar sua faculdade e quando ele saiu para trabalhar numa grande indústria como gerente administrativo, Seu Valter acertou todos os seus direitos e ainda deu-lhe uma gratificação pelos anos em que o menino fora tão fiel em vestir a camisa da sua lojinha. Hoje os dois vinham pela mesma calçada, Seu Valter ficou feliz em ver Jânio de terno e gravata vindo em sua direção, ainda lembrou-se daquele menino pobre que um dia ele acolhera e ensinara tudo o que sabia na sua loja. Jânio a poucos metros de Seu Valter, olhou pra ele como se olhasse uma paisagem e atravessou a rua, virando a cara como se não o tivesse reconhecido. Seu Valter não entendeu...

Paulinho, Rebeca, Ana Luisa, dona Antonia e Seu Valter não conseguiram entender, porque eles durante todo o relacionamento que tiveram com seus amigos, sempre foram sinceros e nunca usaram máscaras. Seus corações eram puros, e eles não entendiam como uma pessoa poderia ter mudado tanto com o passar dos anos. O que eles não sabiam, é que essas pessoas que hoje os ignoraram, na verdade não mudaram nada... Apenas não haviam tido a chance "até hoje" de mostrarem quem eles eram de verdade. 

De vez em quando eu republico um texto que gosto para mostrá-lo pros novos seguidores, ou pra que os velhos companheiros possam relembrar. Esse aqui é um deles. Faz tempo que merecia essa nova postagem. Espero que tenham gostado! 

17 comentários:

  1. Seu texto é excelente. Há muitas pessoas assim cruzando conosco pelas ruas. O reconhecimento, a amizade, o carinho, ficaram ausentes. São infelizes, penso eu, porque se aproximam daqueles que, como eles, esperam apenas uma ajudinha para subir. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Pois é...

    Mas se fosse o oposto, as coisas talvez não seriam tão diferentes! O sucesso, o poder e o dinheiro têm um poder incrível de revelar o que nos escondemos.


    p.s. um tempinho sem vir aqui, tô atualizando a leitura dos últimos posts...rss

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Nossa! quanta verdade e quantas pessoas são assim mesmo!
    Me vi nessa situação, ajudando as pessoas e hoje simplesmente nem sequer lembram disso.
    Emocionante e triste.
    Vou mandar para minhas filhas lerem e compreenderem as atitudes de muitas pessoas.
    bjs
    Excelente reflexão! excelente!
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  4. Amigo André, a vida sempre revela quem são as pessoas em sua essência, isso é tão certo, pois todos nascem com a disposição de serem felizes, nem todos conseguem.
    Acredito que na sociedade acontece mesmo isso, o distanciamento pelo tempo faz os que viveram juntos se desconhecerem, ficaram não mais tão íntimos, mudanças existem, é isso, todos mudaram, se os que ficaram em suas funções mais humildes talvez nem tiveram mesmo a chance de se mostrarem como são de verdade, ou melhor, até são como são, sem grandes ambições!
    Gostei muito do seu texto, mostra a realidade!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Já tinha lindo,mas vale sempre reler coisas boas! Tantas vezes isso acontece! abração,chica

    ResponderExcluir
  6. Olá!Bom dia
    Dedé, meu amigo
    sim...me lembro desse belo e reflexivo texto
    ... nesse mundo em que estamos vivendo, não é fácil ser humilde na expressão mais profunda do seu significado. O homem carrega dentro de si o caruncho da glória, de que as pessoas devem buscar para o sustento de si mesmas. Quando se alcança seus sonhos mais altos, então, adeus, aí é que a ousadia dos insetos alça voos alucinantes.
    Com todas essas idas e vindas eu aprendi uma coisa muito boa , de que a vida é assim mesmo, à medida que o tempo passa as pessoas verdadeiras permanecem ao seu lado e as máscaras vão ficando para trás. Não guardo rancor algum e nem quero o mal daquelas que "pensam" que nos deixaram para trás, por "ter "mais do que o "ser". Passou.. Levo a vida como uma eterna viagem, onde os momentos ficam e as pessoas passam. E é isso,Paulinho,dona Antonia,seu Valter, Ana Luisa, Rebeca, decepções acontecem...(ou como dizem:não tente me huMILHAR porque tem uma plantação de MILHO, hehe)
    Obrigado pelo carinho
    bela quarta feira
    Abração

    ResponderExcluir
  7. Oi Dedé
    Ingratidão é um dos piores sentimentos que alguém pode ter. Quem cospe no prato que comeu, um dia vai pagar caro por isso.
    Abraço

    ResponderExcluir

  8. Olá André,

    Gostei muito de reler, pois o texto retrata a natureza de muitos seres humanos que desconhecem o sentido da gratidão, da humildade e de valores que não têm preço. Há uma frase, não sei de quem, que diz que se você quer conhecer o verdadeiro caráter de uma pessoa, basta dar-lhe poder ou dinheiro. E assim é.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Nada corrompe tanto quanto o poder. As pessoas que se julgam importante e poderosas, são no fundo umas pobres coitadas porque perderam o que de mais importante existe na vida. Os sentimentos. Salvo raras exceções quando perdem o poder, não tem ninguém que lhes dê a mão.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. - quanto tempo sem passar por aqui. que saudades!

    belo texto e muito verdadeiro.

    abraços pra você e a família.

    ResponderExcluir
  11. Olá!Boa noite
    Dedé,meu amigo
    agradecendo pelo carinho da visita
    Obrigado
    Bela quinta feira
    Abração

    ResponderExcluir
  12. Acho que não lembro dele, mas é tão atual que sempre é bom repostar, e aproveitando a deixa, quero copiar e colar um comentário que fiz hoje no facebook que retrata bem teu texto que é o seguinte: "Bicho, sou quarentão com muito orgulho, mas ainda me surpreende certas atitudes de algumas pessoas, levo a crer que, tais pessoas necessitem urgentemente fazerem uma lobotomia, talvez ainda haja esperança para elas.", cara, por coincidência caiu como uma luva esse comentário que fiz por lá no face, e infelizmente sempre haverá pessoas assim.

    Abração pra ti mano.

    ResponderExcluir
  13. É muito triste quando não conseguimos usar nossa própria identidade. Tem muita gente assim, e é perigoso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Ola caro amigo,realmente é um ótimo texto e valeu republicar pois eu ainda não tinha lido.Vou pesquisar oportunamente um filme que tenha conexão com algum "blue' para atender ao teu pedido.Grande abraço.SU

    ResponderExcluir
  15. Oi André
    Muito bom mesmo! Existem várias dessas pessoas por aí, e se nós mesmos não tomarmos cuidado poderemos ser um deles. É fácil apontar o dedo para estes personagens, mas precisamos olhar para dentro de nós, e vermos o que há de errado para que sejamos mais humildes também, digo isso para eu mesma. Adorei, como sempre um ótimo texto, escrito por um escritor que admiro muito!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Post muito realista. Sempre fiquei indignado com gente deste naipe.
    Existem muitos do que chamo de "amigos" ocasionais: amigos só enquanto vizinhos, colegas de trabalho ou de escola... depois que isso acaba, se nos depararmos com eles, na rua, como mencionado no post, ele nem nos cumprimentam.

    E no mundo virtual, aí sim que proliferam os amigos ocasionais...

    ResponderExcluir
  17. Como dizia Abraham Lincoln: Se quiser conhecer um homem, dê a ele dinheiro e poder.

    As máscaras caem com uma agilidade incrível!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!