sábado, 5 de dezembro de 2015

Deixe seu vendedor vender, parte 2



Olá amigos! Puxa que legal, tanto aqui no blog, como no facebook, quem comentou essa postagem, resolveu que queria ver o desenrolar da ideia até o final. Muito obrigado pelo carinho e pela confiança. Hoje vamos falar um pouco sobre o que causa as maiores rixas dentro das empresas: A Inversão de valores. 





O que acontece na maioria das pequenas e médias empresas, quando estas são mal gerenciadas, é a inversão de valores.
Analise você, os seguintes exemplos:
1 - Se um vendedor fala para o comprador que não tem uma determinada mercadoria pra vender, uma reação cada vez mais recorrente nas pessoas na empresa, é responder, dizendo que esse vendedor é um chato, e que em vez de cuidar das suas vendas, quer dar pitacos na área de compras. 
Quem está errado? O vendedor que quer vender algum produto que normalmente a empresa mantem em estoque, mas que ultimamente está em falta, e a empresa está perdendo vendas por isso, ou o comprador que deixou a mercadoria faltar?
2- Se um vendedor fala no setor de entregas, que os clientes estão reclamando, que os entregadores não estão sendo gentis, que ao descarregar as mercadorias compradas, descarregam de qualquer jeito, jogando caixas e mercadorias abruptamente no chão, ou reclamando porque tem que descarregar dentro da casa, que é longe do portão, e que tem que andar com peso por muitos metros, ou que não esperam para que o cliente confira a mercadoria direito e com calma, porque estão apressados e sem paciência. 
Quem é que está errado? O vendedor, que escutou a reclamação do cliente, e repassou para o setor de entregas, ou o entregador que fez realmente todas as ações que o cliente reclamou?
Se um vendedor fala para a direção da empresa, que os clientes estão reclamando que não tem ninguém competente na loja para resolver seus problemas, e que ele reclama para o vendedor, que de mãos atadas, leva as reclamações para os setores responsáveis, e esses setores se escondem e não vão conversar com os clientes para resolver a questão, esperando vencer o cliente pelo cansaço, em vez de enfrentar o problema. 
Quem está errado? A direção da empresa, que não dá a cara a tapa? Os gerentes omissos, ou a falta de um gerente, ou o vendedor que fica de um lado a outro tentando resolver algo que não tem poder para resolver?
Bom, vamos agora colocar os pingos nos ís. Educação, todo mundo sabe que é essencial em toda e qualquer situação, então não estou aqui pregando um vendedor dono da razão e por isso com passe branco para ser deselegante. 
Outra coisa: as vezes, em algumas empresas mal gerenciadas, onde o vendedor tem que reclamar das mesmas coisas por anos, e nada nunca muda, as relações vão desgastando, e a “chatice” do vendedor se acentua. Mas como vimos, essa classificação de chatice, na pode ser uma fuga dos outros setores deficientes. 
Lembrando que aqui, estamos falando sobre bons vendedores, porque existem também os maus vendedores, que não desempenham o seu papel, e depois jogam a culpa do seu fracasso nas empresas onde trabalham. 


Continua...





10 comentários:

  1. Boa noite de sábado meu amigo Andre!
    Li com atenção e concordo plenamente que, o bom vendedor vende, portanto é de responsabilidade da empresa e dos funcionários que a representam cumprirem cada qual o seu papel!
    Pena que nem sempre isso acontece!
    Muito bom ler por aqui, continue mesmo que voltarei para também continuar lendo e opinando!
    Abraços apertados!

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    1. Obrigado Ivone! Semana que vem é a última desse assunto.

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  2. Bom, André acredito que com o seu talento, será decerto um livro interessante de ler, mas como escrevi no post anterior não tenho conhecimentos sobre o assunto para dar uma opinião válida. E já agora posso fazer uma pergunta? Aquela ideia de um segundo livro com os dois detectives, ficou para segundas núpcias?
    Um abraço e bom Domingo

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    1. O segundo livro já já sai do forno!!!!!!

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  3. Vendedor sofre...
    Mas isso acontece a todas as pessoas que fazem a ligação ao cliente. Ninguém quer saber. Falo por experiência própria, pois fui gestor de projetos e, quando olhava para trás, às vezes não via ninguém...
    Um texto muito certeiro, gostei.
    André, tenha uma boa semana.
    Abraço.

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    1. Obrigado poeta! Vindo de pessoa tão iluste, fico até lisongeado!

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  4. Olá André,

    Li a postagem anterior. Você está com abordagem diferente da usual e o assunto é interessante e merece continuidade. Muitas vezes desconhecemos a trajetória do vendedor dentro de uma empresa, vendo-o apenas como um profissional de repasse de produtos. Pelo que observo, a função de vendedor é bastante estressante. Sem apoio, fica difícil para ele desenvolver um bom trabalho. Afinal, as primeiras reclamações sempre recaem sobre ele.

    Aguardo a continuação.

    Abraço.

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    1. Obrigado por aparecer Vera! A continuação sai semana que vem!

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  5. Na casa onde não há pão, todos ralham! Será que algum deles tem razão?

    Tenha caro amigo André, um bom dia de terça-feira.

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    1. Sem pão... acho que eles tem razão!!!!
      Hahahahaha, obrigado Edu!

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